O que é Reflexologia ?
Reflexologia é uma tratamento holistico de cura que se baseia na pressão em determinados pontos dos pés. O seu objetivo é tratar a pessoa com um todo ( corpo, mente e espirito) com a harmonia e equilibrio, estimulando a capacidade do organismo de curara a si mesmo. Ao restituir a saúde do corpo e da mente, a reflexologia , a reflexologia faz com que o paciente volte a apreciar a vida.
Os pés, assim como as mãos, a íris dos olhos e as orelhas , representam o microcosmo do corpo.
No entanto, as áreas dos pés que correspondem a outras áreas do corpo são mais determinadas e específicas , o que facilita o trabalho com elas.
A reflexologia trabalha os pontos específicos dos pés que correspondem a todas as partes do corpo (orgãos, glândulas e estrutura do corpo) . A pressão é feita com os dedos das mãos nos pontos determinados com o uso de determinadas técnicas. O potencial de equilíbrio do organismo é estimulado, provocando mudanças fisiológicas no corpo, estimulando a circulação sanguínea.
Existem muitos indícios de que a reflexologia vem sendo praticada desde a antiguidade por diferentes culturas do mundo . A relação entre o pé e as partes do corpo já era conhecida pela antigas civilizações ; os pontos de pressão eram usados na Índia, na China e no Egito. Numa tumba localizada no Egito, na necrópole de Sacara ( Saggara) existe uma pintura famosa datando de 2330 a.C. Nela estão retratada duas figuras aplicando o que parece ser reflexologia nos pés e nas mãos de dois pacientes.
Alguns estudiosos acreditam que um certo tipo de reflexologia era usado pelos incas, na América do Sul. Os índigenas norte-americanos também conheciam e usavam massagens em zonas reflexas. Os cherokees diziam que os pés eram responsáveis pelo contato do corpo com a terra e com as energias que fluem dela.
Durante o século 16, vários livros sobre a terapia por zonas do corpo foram publicados na Europa, pelos diytires Adamus, Atatis e Leipzig. No início do século 20, o dr William H. Fitzgerald. otorrinolaringologista americano, descobriu que pressão feita nos dedos com grampos de metal gerava efeitos anestésico na face. Entusiasmado com suas descobertas desenhou o primeiro diagrama para mostrar que o corpo poderia ser dividido em linhas e zonas longitudinais de energia .
Ftzgerald escreveu diversos artigos sobre a "aplicação de pressão para o alivio de dores. Com o tempo, ele descobriu que além de aliviar a dor os pontos trabalhados também provocavam a cura do paciente. A técnicas passou a ser conhecida como zonoterapia . A partir dessas descobertas, o dr. Josepf Shelby desenvolveu ainda mais a teoria zonal. Ele criou diagramas e desenhos detalhados de pontos reflexos localizados nos pés.
No início de 1930, Eunice Ingham, assistente de Rilev, passou a apereiçoar a teoria dos reflexos dos pés. Embora usasse a teoria de terapia por zona, percebeu que os pés deveriam ser o alvo de sua terapia por sua alta sensibilidade. A partir de diversos estudos, ela consegui criar o mapa de todo o corpo no pé . O seu trabalho foi bem sucedido e sua fama se espalhou . Eunice escreveu dois livros: Histórias que os pés podem contar e historias que os pés contaram.
Atualmente, a Reflexologia é conhecida e utilizada em mais de 20 países representados por suas associações.
Continua na próxima tema ....
Nenhum comentário:
Postar um comentário